Qual a estratégia da minha empresa?
Bem, vamos lá... Talvez esse assunto pareça familiar a grandes empresas do mercado, mas traçar estratégias é tão importante para grandes, quanto para micros e pequenas empresas. A estratégia empresarial é uma das ferramentas mais importantes da gestão empresarial. Muito se fala em gestão de RH e gestão financeira, mas pouco se discute a gestão da estratégia empresarial.
Este assunto é amplo, possui diversos tópicos para se discutir e desenvolver, porém você pode iniciar ainda hoje. Com o seu desenvolvimento no tema, você vai incrementando a estratégia já formulada.
A estratégia na qual você traçar, tem que ter primeiramente um objetivo claro, ou seja, onde quer chegar. Vale lembrar que não podemos desenvolver a estratégia baseada em uma meta além de nossa realidade. Os nossos objetivos devem ser bem próximos a nossa realidade, e cada objetivo conquistado, a sua empresa vai subindo degrau por degrau, sem o perigo de escorregar e assim chegar ao topo da escada.
A estratégia não é algo aleatório, ou de algumas ideias instantâneas, para essa última existe uma ferramenta chamada Brainstorm (tempestade de ideias). Ela possui uma base de análise de mercado e de nossa própria empresa, avaliar as nossas forças e fraquezas e refletir as oportunidades e ameaças que o mercado dispõem. Essa ferramentas é chamada de análise SWOT , sigla em inglês para Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats, que traduzindo significa respectivamente Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Rearranjando as letras temos FOFA. É a partir dessa ferramenta, que temos uma visão de nosso negócio de forma micro e macro, assim definimos os nossos planos de ação.
Toda essa sigla para o micro empresário pode assustar, mas se praticar ela fica familiar ao seu dia-dia.
A estratégia sempre estará alinhada com o planejamento. Não da para fazer a estratégia sem planejar. Quando descrito em uma planilha ou algum software, as táticas a ser executada fica muito mais clara. Realizar medições de seu avanço na estratégia é de extrema importância para a análise de eficiência das atividades empresariais. Esses números são chamados de KPI.
Certamente todo o micro empresário faz a sua estratégia, mas de uma forma sem planejar. Este é altamente participativo das circunstâncias que o mercado oferece. Nunca será a forma mais eficiente de chegar aos resultados. Uma vez dará certo, outras duas vezes dará errado.
O empresário que se familiarizar com essa ferramenta importante, terá entendimento nos diversos assunto:
- Análise Externa e Análise do Cliente
- Análise da Concorrência
- Análise de Mercado
- Análise Interna
- Análise Política
- Análise Econômica
- Análise Econômica: Alto índice de inflação, diminuindo assim o poder de compra do seu consumidor.
- Análise Concorrência: A loja Boutique Mais já possui a venda de roupas de grifes, e tem alto poder de compra, reduzindo os seus custos e vendendo com o menor preço.
- Análise do Cliente: A loja XYZ possui publico com categoria B e C, que dificilmente tende a comprar roupa de grife.
Comentários
Postar um comentário