O que a minha empresa vende?
É comum encontramos empresários de micro e pequenas empresas buscando soluções para diversas ameaças lançadas no mercado e as suas fraquezas empresariais. Muitas noites sem dormir, cabeça quente e estresse, estes são os "sintomas" de quem trabalha muito para sanar os problemas de suas empresas. É comum o empresário resolver seus problemas com caráter emergencial, ou seja, sem planejamento.
Planejar é a solução de muitos problemas de caráter emergencial, pois planejar é prevenir.
Mas antes de planejar e encontrar uma estratégia empresarial ideal para a sua empresa, o empresário necessita entender e conhecer melhor a sua empresa. O conhecer não é apenas de gestão financeira ou RH, mas tem uma análise profunda do que a sua empresa realmente vende.
Pois bem, essa seria uma análise simples se olharmos com uma forma superficial os negócios da empresa. A análise profunda do negócio da a oportunidade do empresário extrair informações importantes para o planejamento da empresa, sendo capaz de encontrar ou mudar as suas missões.
Então, lá vai a pergunta... O que realmente a sua empresa vende?
Um varejo de roupa poderia facilmente responder que vende roupas.
Uma lanchonete responderia que vende lanches.
Seria óbvio uma loja de tintas dizer que vende Tintas.
A necessidade de entender os negócios da empresa fará com que o empresário deixe de vender produtos e passa a entregar valores.
Como assim??.. Vamos entender melhor esse tema, mas para isso temos que ter em mente que a venda de um produto, é solução para uma necessidade do consumidor. Muitas vezes essa necessidade é psicológica e não material.
Vamos ao exemplo do Varejo de Roupas que citamos acima. A venda de um peça ou conjunto de uma roupa nem sempre tem a necessidade do consumidor de substituir uma roupa velha ou rasgada. A necessidade neste segmento por muitas vezes é o de "sentir bem". Portanto, uma loja de roupa, não vende apenas roupas, ela vende moda, status e bem estar. Quem não quer sempre ser bem vestido para todas as ocasiões?... Essas loja por muitas vezes vende um momento mágico e único do seu consumidor, ou seja, ela é participante ativa de grandes momentos da vidas das pessoas.
As lanchonetes de hoje é uma mescla de vendas de produtos e serviços. Na venda de seu produto, ela não esta só "matando a fome" de seu cliente, e sim trazendo um momento único de sabor ao seu paladar. Lanchonete vende "prazer ao paladar". Mas que serviço a lanchonete vende?... Serviço de entrega. Muitos consumidores de lanches hoje em dia, buscam os pontos onde possuem a entrega mais rápida, portanto a empresa desse segmento deve entregar junto ao produto, a "conveniência" ao seu consumidor. Portanto, entender que seu produto deve buscar ser o mais "gostoso, saboroso ou o maior", isso depende do público a qual a empresa atende, também há necessidade de ser conveniente ao seu cliente. Existem hoje muitas cozinhas com tecnologia para acelerar a produção de "burguers saboroso", desde o pedido efetuado, até a sua entrega.
Todos esses exemplos é válido também para uma loja de tintas. Hoje o consumidor que busca adquirir um produto como este, primeiramente busca um catálogo de "cores". Ele pesquisa as tendências e imagina como ficarão no seu ambiente. Portanto, uma loja deste segmento passa a vender "cores e projetos" para os seus clientes.
Depois de todos esses exemplos, vou refazer a pergunta... O que realmente a sua empresa vende?
Loja de roupas: Moda, Status, bem estar, intimidade com os momentos mágicos da pessoas
Lanchonete: Sabor e Conveniência
Loja de Tintas: Cores e Projetos
Portanto, o segredo para analisar profundamente os negócios da empresa, é buscar "intangibilizar" os seus produtos/vendas. O empresário que encontra a resposta, tem a missão exata da empresa, e consequentemente melhora o seu plano de ação para as estratégias empresariais, além do mais, passa a entregar grandes valores, e tendo uma empresa longeva.
Comentários
Postar um comentário