Você conhece a SWAT?... E a SWOT??



   Certamente você já ouviu falar da SWAT, a polícia americana especializada que atua nas grandes cidades do Estados Unidos com o intuito de reduzir os riscos a sociedade. Já SWOT também possui os mesmos intuitos, mas ao invés de reduzir os riscos a segurança da sociedade, ela alerta a segurança empresarial.

    No Blog anterior Qual a estratégia da minha empresa?, já explicamos a importância desta ferramenta para a empresa, citamos a importância de analisar os cenários externos e internos da mesma, afim de ter uma visão mais holística da situação e a partir dessa base, realizar planos de ação para uma estratégia empresarial. Essas análises possui uma ferramenta de gestão estratégica chamada SWOT.

    SWOT vem do inglês Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades), Threats (Ameaças), ou seja, analisa-se as Força e Fraquezas da Empresa, e as Ameaças e Oportunidades que o mercado oferece a mesma.  

    A matriz SWOT possui uma alta relevância na gestão, a ponto de ser uma base para as tomadas das decisões Estratégicas da Empresa. Ela simplesmente nos guia dentro de nossa realidade empresarial. 

    O empresário, principalmente o Micro, tem muita vezes a tomada de decisão baseadas nas emoções do ambiente em que vive. Emoção não relaciona com razão, portanto a dica é sempre profissionalizar-se no assunto quanto a gestão empresarial.

    Agora, vamos entender como o funciona a Matriz SWOT.

    Existem dois caminhos na qual tomamos, para o Crescimento e a Sustentabilidade da empresa. Quando usamos para a sustentabilidade, temos como objetivos manter a empresa organizada e sustentada pelos fatores que se anulam. Neste Blog, vamos discutir as ações para uma Matriz SWOT de sustentabilidade.

    Para a sustentabilidade, usamos assim a Matriz   


    Este conceito, temos a Força da empresa neutralizando as Ameaças do mercado, e as Oportunidades reduzindo as Fraquezas. Exemplo:

    A empresa "Meu PET" fez a seguinte análise para a sua Matriz SWOT:

  • Força: Ótimo Atendimento
  • Fraqueza: Alto Custo Operacional
  • Oportunidade: Tendência de cuidados com o Pet
  • Ameaças: Concorrentes
    Fazendo essa análise simples, temos o seguinte cruzamento
  • Força x Ameaças: A atuação dos concorrentes devem ser neutralizadas pelo o seu ótimo atendimento.
    • Plano de Ação: Ações de Marketing e Comunicação afim de valorizar o nosso atendimento aos olhos do público.
  • Oportunidade x Fraquezas: A tendência para cuidados com o Pet deve ser aproveitada para corrigir os seus altos custos
    • Plano de Ação: Ações de Promoção, Comunicação e Fidelidade para seduzir essa tendência para à porta de sua empresa, aumentando os faturamentos e reduzindo os custo em relação ao mesmo.
    O exemplo acima foi de uma certa forma bem simples, mas pedagógico para que se entenda que todo o plano de ação que decidir realizar, deve ter fundamentos racional baseados nas análises de sua empresa.
    Vale lembrar que é permitido realizar várias análise dentro de um quadrante, ou seja, a sua empresa pode ter várias forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Use uma ou mais variáveis positivas, para anular ou reduzir as variáveis negativas.
    Caso tenha dificuldade em realizar a sua primeira análise e ter uma visão holística de sua empresa, realize uma pesquisa interna com colaboradores, clientes e parceiros. Faça com que eles descreva dois pontos fortes e dois pontos fracos de sua empresa. Análise e resposta, assimile a temas que possa ser tratados.
    Lembre-se, não leve nada pro pessoal, use de inteligência emocional e corrige os problemas de sua empresa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual a estratégia da minha empresa?

O que a minha empresa vende?